domingo, 6 de maio de 2007

Faltam prossionais em bibliotecas da rede pública

O governo federal lançou, na última terça-feira, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O projeto traz ações para a educação em todos os níveis e tem projetos para estimular a leitura entre alunos da rede pública. Mas a iniciativa para incentivar a leitura precisará romper com problemas de infra-estrutura das escolas, que têm dificuldade em levar o livro para as crianças. Bibliotecas existem, mas faltam profissionais para cuidar delas.

A diretora da escola Classe 316 Norte, em Brasília, Marilda Pereira, diz que a falta de um professor responsável pela biblioteca impede que os alunos peguem livros emprestados para ler em casa. Para superar essa dificuldade, Marilda conta que "os professores têm trazido as crianças na biblioteca e feito aulas de leitura, aqui na biblioteca".

A mesma dificuldade é sentida na Escola Classe 102 Sul, também em Brasília. Os professores vêem o acesso a uma biblioteca na escola como fundamental para criar nos alunos o gosto pela leitura. "Mas aqui na escola a gente está com dificuldade, porque não há um profissional para dar esse suporte", cuidando da biblioteca, conta a professora Gladys Marques.

Outro problema na manutenção das bibliotecas escolares é a renovação do acervo. "Os livros de literatura são caros; mesmo que a gente peça na lista de material, nós temos uma clientela que tem dificuldade em adquirir esses livros", explica o vice-diretor da escola, Geraldo Almeida. Ele conta que muitas vezes, para obter livros novos, a escola recorre às doações da comunidade e dos alunos.

Nenhum comentário: