quarta-feira, 30 de maio de 2007

A criança e a leitura


Hoje, recebi um grande presente, o de poder participar de uma palestra com nada menos do que Celso Antunes onde entre várias coisas ele falou um pouco sobre a leitura na vida da criança, que a melhor idade para se aprender é entre os 2 a 8 anos de idade, que compete a nós adultos iniciarmos a criança nesse sublime universo. Eu particularmente como futuro bibliotecário me senti muito responsável e necessário dentro desse processo, pois cabe a nós conhecermos os nossos mini-usuários para oferecer a eles um serviço que lhes seja agradável e divertido e não obrigatório ou imposto pelo gosto dos pais.
Ao voltar para casa pude divagar um pouco sobre esse assunto tão interessante e pude constatar dentre outras coisas que toda criança é uma leitora nata, o livro exerce um poder de atração muito grande sobre ela e do contrário do que se pensa o seu ainda analfabetismo não as impede de se deleitar com sua leitura, a criança que possui uma idade inferior à idade escolar ainda não terá aprendido a decifrar o nosso código escrito, mas o seu cérebro já sabe decifrar imagens, cores, cenas, dentro de sua cabeça e todos esses elementos vão ganhando vida mesmo que isso não nos seja perceptível, com a prática a criança vai desenvolvendo e estimulando a sua criatividade a ponto de mais tarde não precisar mais das figuras, das cores, somente de textos enfileirados em linhas seguindo uma ordem ainda sem sentido para quem não conhece o código da língua portuguesa, mas que sua criatividade agora bastante aguçada já lhe permite fantasiar em cima de centenas e centenas de símbolos alfanuméricos histórias de princesas e cavaleiros, contos de terror e de comédia histórias imprevisíveis, afinal nunca se sabe o que se passa na cabeça de uma criança no seu estado de criação.
Nunca ouvi dizer de alguém que tinha medo de livro quando criança, do contrário todas elas desejam na maioria das vezes aos berros possuir aquele objeto tão interessante. Ainda perdido em meu pensamentos me dei conta de que nessa fase inicial de leitor o livro é visto pelo infante como um instrumento de recreação onde é possível passar várias horas (ou segundos rsrsrsrs) se entretendo naquele mundo fantástico que o livro proporciona. Também pude identificar alguns fatores que mais tarde irão contribuir para que o livro se torne objeto de aversão. Justamente na parte mais interessante da história quando o garoto já está começando a aprender a ler vem um adulto (geralmente a mãe) e lhes apresenta a bendita televisão, objeto emburrecedor que aos poucos destruirá um dos maiores tesouros conquistados pela criança a sua quase infinita mente criativa e com efeito, transformará a pobre em um ser extremamente preguiçoso, mais tarde o livro perde as suas funções de entreter e instruir e passa a ser algo obrigatório, requisito necessário para aprovação final do aluno de ensino fundamental e médio, é importante observar que nem sempre os livros que nos empurram goela abaixo nas escolas abordam aquilo que realmente queremos ler, por fim gostaria de citar o modismo que impera hoje em dia que nos faz ler livros que não queremos, sobre algo que não gostamos, para nos informar de algo que não nos interessa, mas que não podemos deixar de ler para não sairmos por baixo nas rodas de conversa dos amigos mais "cultos".
Por fim deixo um apelo a todos os pais, tios, avós, amigos e irmãos, não deixem essa centelha de bons leitores se apagarem dentro de nossas crianças, estimulem, levem-nas as bibliotecas, esqueçam um pouco dos carrinhos hot wheels e das bonecas barbie e dêem livros as suas crianças, abaixo o video game e a tv globinho em troca do silêncio, comprem livros de colorir ou com bastante figuras, esqueçam das novelas e leiam um pouco para os pequenos e eu lhes garanto que nas próximas gerações não apenas nasceremos bom leitores, mas nos daremos ao luxo de também morrer nessa condição, pois tudo no mundo existe para, um dia, terminar num livro.

Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre o palestrante que me causou essa efervescência filosófica é só clicar aqui e descobrir um pouco mais sobre essa fantástica criatura que tanto me impressionou e que com certeza irá impressionar a você também.


PS. aos desavisados gostaria de deixar claro que esse post não foi copiado de ninguém, fui eu mesmo que escrevi. obrigado

Nenhum comentário: